Madri é uma das capitais europeias mais seguras, com índices de criminalidade bem abaixo de cidades como Paris ou Londres. A ocorrência de crime com violência é muito pequena, e se você reside em uma cidade brasileira, Madri não será nenhum desafio do ponto de vista da segurança. O grande problema em Madri, como em outras grandes capitais da Europa (pense nas mencionadas Paris ou Londres), é o furto. Por isso, é preciso prestar muita atenção para evitar que um furto dessa natureza estrague suas férias.
10 dicas sobre segurança em Madri
Para que você possa aproveitar com tranquiidade seu passeio a pela capital da Espanha, queremos compartilhar com vocês 10 dicas sobre segurança em Madri.
Dica 1: fique esperto.
Muitos viajantes, quando chegam a Madri e percebem que a cidade é segura, acabam baixando a guarda. Isso é devido a que nas ruas de Madri existe maior sensação de segurança do que nas ruas das grandes ou médias cidades brasileiras. Não se descuide em Madri para não se tornar alvo fácil para aqueles que tiram proveito dessa situação. Informe-se sobre os riscos e como pode evitá-los.
Dica 2: não saia do hotel carregando tudo.
Deixe no cofre do hotel os documentos que você não vai utilizar. Você não precisa de todos seus documentos, todos seus cartões de crédito, todo o dinheiro da viagem, suas passagens. Saia do hotel com uma cópia do passaporte. No caso de sair especificamente para fazer compras, utilizando o cartão de crédito, você vai precisar apresentar o passaporte na hora de pagar; alguns locais aceitam a apresentação do RG, mas a maioria exige o passaporte. E se quiser solicitar o formulário para a devolução do IVA, você também deverá apresentar seu passaporte. Quase sempre será necessário apresentar um documento ao realizar pagamentos com cartão de crédito, algo pouco comum no Brasil.
Dica 3: coloque documentos e dinheiro em um lugar de difícil acesso.
Dificulte o acesso a documentos e dinheiro. Mantenha-os em algum bolso interno de difícil acesso. As bolsinhas de tecido que são colocadas junto ao corpo (doleiras) podem ser ótimas para o transporte de ítens de valor.
Dica 4: cuidado com as bolsas.
Não carregue absolutamente nada de valor dentro das bolsas femininas, mesmo que estejam muito próximas do corpo e aparentemente em segurança.
Dica 5: cuidado com as aglomerações.
Fique antenado nas aglomerações, especialmente nos lugares mais turísticos como os museus e também no metrô. Esses são os paraísos dos batedores de carteira, quando você precisa duplicar a atenção, precisamente porque as distrações se multiplicam. Não pense que por estar em um lugar turístico o risco diminui. É exatamente ao contrário!
Dica 6: cuidado no deslocamento do aeroporto até sua hospedagem.
Preste muita atenção, pois é um momento bastante crítico porque você está tendo que tomar conta das suas bagagens e, em algum momento, pode se distrair. E os batedores de carteira sabem disso. Se você estiver viajando com mais de uma mala, nossa indicação é que você pegue um táxi para sair do aeroporto (veja mais detalhes no texto como sair do aeroporto de Madri). Quem viaja com mais de uma mala não consegue ficar alerta o tempo todo com o que passa ao seu redor, sendo que em algum momento vai precisar se concentrar no transporte da bagagem.
Dica 7: cuidado na entrada ou saída da sua hospedagem.
A hora do check-in ou check-out no hotel é um momento crítico, especialmente se o lobby estiver muito movimentado. Há quadrilhas especializadas em furtar malas, enquanto o hóspede está cuidando do check-in ou do check-out. Nunca perca suas malas de vista. Não deixe seu celular no balcão de check-in do hotel.
Dica 8: cuidado com a bolsa nos restaurantes.
No restaurante, não deixe a bolsa no encosto da cadeira ou sobre balcões e mesas. Mantenha no colo ou em outro lugar em contato direto com você. Não é tão confortável, mas você pode evitar um susto. Tome muito cuidado também para não deixar celulares e carteiras sobre a mesa. Há um tipo de golpe, no qual se utiliza uma folha para pedir assinaturas ou com alguma história triste, e que serve como escudo para surrupiar seus pertences.
Dica 9: cuidado com as pessoas que se aproximam para pedir sua assinatura.
Tome muito cuidado com pessoas que se aproximam para pedir sua assinatura em algum tipo de documento ou abaixo-assinado. Elas estão querendo aproveitar uma distração sua para roubar. Se você estiver sentado em uma mesa de restaurante, lanchonete, terraço, tome muito cuidado com quem se aproximar e colocar algum tipo de papel ou documento em cima da sua mesa (veja a dica 8). Esse papel ou documento é colocado propositalmente sobre algum pertence seu (carteira, celular, bolsa etc) e quando a pessoa retirar o documento da mesa, estará levando também aquilo que estava embaixo do papel.
Dica 10: curta Madri!
Não deixe que a preocupação com a segurança estrague sua viagem! Você está em Madri para curtir a maravilhosa cidade!
O que fazer em caso de roubo
Se você for vítima de um roubo, procure, em primeiro lugar, a Policía Nacional, o corpo nacional de policia da Espanha. Denuncie o roubo em uma delegacia. A Polícia Nacional tem uma delegacia de atendimento ao turista (Servicio de Atención al Turista Extranjero) na Comisaría de Policía Nacional que fica na Calle Leganitos, 19 (veja a localização no mapa).
Precisando de documentos brasileiros, entre em contato também com o consulado do Brasil em Madri, que conta com atendimento telefônico para emergências.
Outras informações
Veja também outros posts do passaporteMADRI com informações básicas sobre a cidade:
Quando visitar Madri | Quantos dias ficar em Madri | Clima de Madri | Imigração em Madri | Saúde em Madri | Onde trocar euros em Madri | Idioma em Madri | Feriados em Madri | Tomadas em Madri