No seguinte texto apresentamos o Mercado de San Miguel, que é o centro gastronômico mais famoso de Madri. Continue lendo para saber mais sobre uma atração turística imperdível.
O Mercado de San Miguel é uma verdadeira obra de arte. Foi um mercado local, inaugurado em 1916, depois de quase 80 anos de planejamento e construção! É uma das poucas estruturas modernistas feitas em ferro e que ainda podem ser vistas em Madri, junto com as estações de trem de Atocha e Delicias.
O mercado não foi sempre tão próspero como se vê hoje em dia. Na década de 1980, o velho Mercado de San Miguel atravessava um período de decadência. As pessoas tinham mudado seus hábitos de consumo e a cidade não via como o Mercado poderia continuar funcionando. Depois de quase ter fechado suas portas, na última década do século XX, foi comprado por um grupo de investidores.
Em 2009, privatizado e reformado, o Mercado reabriu como um centro gastronômico.
Na verdade, junto com uma banca de peixe, só restam uma banca de frutas e verduras, ambas com preços bastante inflacionados. O resto do mercado está ocupado por bares, que servem bebidas e tapas, e o mercado ainda conta com uma pequena área central onde é possível sentar (nos horários de menor movimentação dentro do mercado).
Um passeio pelo Mercado de San Miguel significa escutar inúmeras línguas diferentes e ver gente do mundo todo, celebrando a culinária de todas as regiões da Espanha. O programa no mercado é comer, e quase todos os bares e balcões servem comidinhas prontas, incluindo tapas e sobremesas.
É melhor visitar o mercado durante a semana e antes da hora do jantar, quando está mais tranquilo. Mas se as multidões não incomodam você, tente ir também no final de semana.
Informações práticas sobre o Mercado de San Miguel
O Mercado de San Miguel fica na Plaza de San Miguel, s/n, junto à Plaza Mayor, no coração de Madri. Veja sua localização no mapa aqui.
A estação de metrô mais próxima é Sol, das linhas 1, 2 e 3.
Os horários do mercado são:
- de segunda a quinta, e no domingo, de 10h a 24h.
- sextas e sábados, e as vésperas de feriados, de 10h a 1h da manhã.
Confira informações atualizadas no site oficial do mercado.
Dica do passaporteMADRI
O Mercado de San Miguel é muito animado, dia e noite. Mas tome especial cuidado com os batedores de carteira no mercado, que gostam de aproveitar as distrações dos turistas para cometer seus furtos. Veja mais orientações sobre o assunto no texto segurança em Madri.
O Mercado de San Miguel no seu roteiro por Madri
O Mercado de San Miguel é visitado ao longo do roteiro 1 do nosso Madri em 9 roteiros.
Outras atrações turísticas em Madri
Veja os textos: atrações imperdíveis | atrações gratuitas | bate-voltas | monumentos | museus | parques e jardins | pontos turísticos