Para quem gosta de conhecer as feirinhas e mercados de rua das cidades que visita, existe um lugar imperdível em Madri: el Rastro. No presente texto você vai conhecer El Rastro, a feirinha mais famosa de Madri e uma das atrações imperdíveis da cidade. Continue lendo para saber mais!
Um pouco de história
El Rastro é uma das feirinhas mais antigas da Europa. Sua orígem remonta ao ano de 1740. Na região que ocupa hoje o Rastro estavam as curtidurías, a indústria de processamento do couro cru, muito próximo do matadouro de Madri. Aliás, o nome de Rastro é devido ao rastro no chão que deixava o sangue dos animais.
O Rastro de 1740 era um espaço de compra e venda de roupas usadas, organizado ao redor do antigo matadouro.
O Rastro do século XXI é muito diferente. As leis da prefeitura de Madri regulam todos os aspectos da feirinha: o número de bancas (um máximo de 3.500), o tamanho, as mercadorias vendidas, as ruas que podem ser usadas para a feirinha.
Onde fica El Rastro?
El Rastro fica entre o distrito de La Latina (que é visitado no roteiro 4 do nosso Madri em 9 roteiros) e o bairro de Embajadores.
El Rastro começa na Plaza de Cascorro (veja sua localização no mapa aqui) e extende-se até a Ronda de Toledo, com a maioria das bancas localizadas ao longo da Ribera de Curtidores e as ruas à esquerda e direita dela.
Quando funciona El Rastro?
El Rastro acontece todos os domingos e feriados. Começa às 9 da manhã e termina suas atividades às 15h.
O horário mais tranquilo para visitar El Rastro é o período entre as 9h e as 10h da manhã. O horário mais movimentado começa por volta das 11h e extende-se até as 13h.
O que vou encontrar no El Rastro?
A resposta à pergunta é: um pouco de tudo! No El Rastro você encontrará antiguidades e objetos de decoração, calçados, joias, objetos para o lar, roupa nova e usada, artesanato, eletrodomésticos, produtos elétricos, artigos para mascotes, perfumaria e cosmética, maquinária, móveis, acessórios, tecidos, brinquedos, papelaria, objetos de colecionadores.
As mercadorias ficam espalhadas nas 3.500 bancas que ocupam a extensa área do Rastro. Existem várias praças e ruas onde, tradicionalmente, você vai encontrar um agrupamento de bancas vendendo o mesmo tipo de produto:
- a Plaza del Cascorro está especializada na venda de moda underground.
- a Calle Fray Ceferino González é conhecida como Calle los Pájaros, era aqui onde antigamente erão vendidas aves, uma venda hoje proibida nas bancas (ainda é feita dentro dos comércios).
- a Calle San Cayetano é conhecida como a Calle de los Pintores, pelos pintores que vendem quadros e artigos para quem pinta ou desenha.
- a Calle Rodas e as Plaza General Vara del Rey e Plaza Campillo del Mundo Nuevo estão especializadas na compra e venda de revistas, selos e figurinhas. Além disso, na Plaza General Vara del Rey há diversas bancas de roupa usada.
- a Calle del Carnero e a Calle Carlos Arniches concentram os sebos.
- na Ronda de Toledo é vendida música.
Como chegar no El Rastro?
A forma mais fácil e rápida de chegar no El Rastro é o metrô de Madri.
Várias estações da rede do metrô permitem acessar a extensa região do El Rastro:
- estações Tirso de Molina e Sol da linha 1.
- estações Sol e Ópera da linha 2.
- estações Embajadores, Lavapiés e Sol da linha 3.
- estações Ópera, La Latina, Puerta de Toledo e Acacias da linha 5.
O percurso mais tradicional de visita ao El Rastro começa na Plaza del Cascorro e termina na Ronda de Toledo. Como a Ribera de Curtidores é uma rua íngreme, começando na Plaza del Cascorro sua caminhada será sempre descendo o tempo todo. Para chegar na Plaza del Cascorro, as melhores estações são La Latina e Tirso de Molina.
Dica muito importante
O evento costuma atrair uma multidão. Apesar de não ser perigoso, é bom tomar cuidado com seus pertences, é território predileto dos batedores de carteira.
Outras informações sobre compras em Madri
Confira outros textos do passaporteMADRI dedicados às compras na capital da Espanha: horário das lojas em Madri | mercados e feirinhas em Madri | shoppings em Madri | outlets em Madri | El Corte Inglés | as rebajas | a devolução do IVA em Madri
Oi, Tony! Uma dúvida: dia 9 de novembro, sábado, é feriado em Madrid. Dessa forma, haverá a feirinha tanto no dia 9 (feriado) quanto no dia 10 (domingo)? Obrigada!
Bom dia, Mirian, o Rastro deve abrir tanto no dia 9 quanto no dia 10. Abraço.
Obrigada, Tony. 🙂
Oi! Dia 1 de Janeiro haverá Rastro?
Obrigado
Fred, quando o 1 de janeiro cai no domingo, El Rastro costuma abrir, mas apenas poucas bancas, sendo que a maioria dos vendedores estão descansando após o réveillon. Não é o melhor dia do ano para visitar El Rastro.