consultoria de roteiros 2019-2024

Madrid

Bem-vindo à consultoria de roteiros do passaporte MADRI.

1. O que é a consultoria de roteiros?

A consultoria de roteiros do passaporte MADRI é um espaço onde respondemos consultas sobre roteiros para visitar Madri. Somos especialistas na capital da Espanha e, através das nossas respostas, tentamos ajudar a aprimorar seus planos de viagem.

O serviço de consultoria é prestado através da caixa de comentários do presente texto. Deixe suas perguntas e responderemos o antes possível.

2. A consultoria é gratuita?

Sim, a consultoria de roteiros do passaporte MADRI é gratuita. Leia o ponto 3 do presente texto para saber mais.

3. Quem pode usar a consultoria?

A consultoria é um serviço reservado e exclusivo para aqueles leitores que tenham comprado nosso Madri em 9 roteiros, tanto de forma avulsa quanto como parte de um pack promocional com outros guias de nossa autoria.

Por gentileza, na hora de deixar sua consulta, coloque o mesmo endereço de e-mail que você usou para comprar seu guia, para que possamos identificá-lo facilmente.

4. O que podemos fazer por você?

Podemos dar orientações gerais para aprimorar seu roteiro, incluindo:

  • nossa opinião sobre quais roteiros escolher, no caso da sua viagem.
  • dicas sobre a ordem na qual completar os roteiros e a melhor combinação entre eles.
  • informações sobre a logística de transporte entre os roteiros.
  • qualquer outra dúvida específica sobre os roteiros.

5. O que não podemos fazer por você?

Na consultoria de roteiros não podemos elaborar roteiros customizados. Todas nossas orientações e dicas estão relacionadas com os roteiros prontos que disponibilizamos no Madri em 9 roteiros.

Na consultoria de roteiros também não realizamos reservas hoteleiras nem de passagens. No site você vai encontrar muita informação sobre como se locomover dentro de Madri, além de uma consultoria gratuita de hospedagem.

6. Existe um limite no número de consultas que posso deixar?

Não! Você pode deixar tantas perguntas quanto quiser, relacionadas com o assunto da consultoria, que são os roteiros para visitar Madri.

7. Vocês demoram muito para responder?

Costumamos responder consultas uma vez por dia, de segunda a sexta. Quando estamos viajando, pode ser que as respostas demorem mais alguns dias. Mas nunca deixamos de responder nenhuma pergunta.

Bem-vindo à nossa consultoria de roteiros!

99 comentários em “consultoria de roteiros 2019-2024”

  1. Oi, Tony. Dizem que uma viagem é feita antes, durante e depois. Estou aqui no “antes” , me divertindo em fazer uma boa logística pros seus roteiros, que farei todos, mais um ou dois bate-voltas.
    Já ajustamos fazer o roteiro 9 no dia de minha chegada 8/2, sexta; no sábado pretendo escolher alguns que incluam feiras, mercados, coisas sabatinas mesmo. No domingo pretendo inverter o roteiro 3, explorando bem cedo o Parque del Retiro e entrar no Prado às 10h.
    É que lá pelas 12h20 quero estar no Atocha embarcando para Toledo de trem, onde penso passar uma tarde e boca-da-noite bem agradáveis. Voltaria às 20h. Gostaria de sua opinião.
    Por último, você recomendaria algum dos outros roteiros para ser feito durante a semana, à noite?
    Obrigado e um abraço.

    Responder
    • Bom dia de novo, Luiz. A gente também se diverte muito na fase de preparação de uma viagem, começamos a viajar antes de subir no avião! Sobre seu domingo, o Parque del Retiro é bastante grande, para explorar o parque calcule um mínimo de duas horas. Já entrar no Prado às 10 para sair correndo para pegar um trem para Toledo parece maraturismo, você não acha? Não somos do tipo que acha que você deve ficar o dia todo no museu, longe disso. Mas El Prado é um dos museus mais importantes do mundo é fazer a visita olhando no relógio não parece uma proposta muito legal. Além disso, Toledo é uma cidade com muito conteúdo, muito mais do que você acha. Se você chegar em Toledo às 13 horas, seu passeio vai ficar muito acelerado. Aqui no site indicamos um dia completo para Toledo, para evitar arrependimentos mais tarde. Nenhum dos roteiros foi desenhado para ser feito à noite. O problema de roteiros noturnos é que há muitos problemas com horários de atrações e comércio, que costumam estar fechados. Mas o roteiro 1 pode ser um candidato para esse fim do dia, sempre ciente das restrições horárias. Abraço.

      Responder
  2. Bom dia Tony, tudo bem?
    Chegaremos em Madrid dia 22/12/2019 e retornaremos ao Brasil 04/01/2020. Somos dois adultos e duas crianças (7 e 10 anos). Nosso objetivo é conhecer Madrid com calma com bate-volta para Toledo. Também pretendemos ficar em Sevilha com bate-volta para Cadiz e Córdoba (já fomos duas vezes até Granada, por isso está fora do nosso roteiro). Quantos dias você nos sugere em cada local? Com essa resposta poderei planejar os hotéis.
    Obrigado

    Responder
    • Complementando: você acha que Valência caberia no nosso roteiro? Vale a pena substituir algum dos locais citados na mensagem anterior por Valência?
      Obrigado novamente

      Responder
      • Prezado Francisco, na presente consultoria resolvemos dúvidas sobre como distribuir seu tempo na cidade de Madri. Para a organização de roteiros pela Espanha você conta com a consultoria de roteiros do Espanha Total que convidamos você a usar. Pode copiar e colar sua consulta por lá, tentaremos respondé-la o mais rapidamente possível. Abraço.

        Responder
  3. Bom dia, Tony! Td bem?
    Chegarei em Madrid dia 01 de junho e voltarei ao Brasil em 06 de junho. Dos roteiros do guia, quais vc me sugere fazer?
    Desde já agradeço.
    ATT.
    Mônica

    Responder
    • Bom dia, Mônica, seja bem-vinda ao passaporteMADRI e à nossa consultoria de roteiros. Com cinco dias em Madri (apesar de não sabermos se vai dar para aproveitar parte do dia da sua chegada e parte do dia da sua partida) você consegue completar todos os roteiros do guia. Mas se quiser acrescentar algum bate-volta (como Toledo, altamente recomendável), vai ter que retirar algum roteiro da sua programação. Como a escolha dos roteiros depende muito das preferências pessoais de cada viajante, redigimos o texto o que fazer 5 dias em Madri para ajudar com essas escolhas. Leia o texto e, quando você tiver feito sua seleção de roteiros, volte por aqui para que possamos indicar como combiná-los da melhor forma possível. Abraço.

      Responder
  4. Olá Tony!

    Tudo bem?
    Estamos montando os roteiros para os dias e fizemos as seguintes combinações para Madri:
    Chegaremos em Barajas as 11:30 do dia 31/08 e para a tarde desse dia pensamos em fazer o roteiro 9. Você acha uma boa escolha?
    Para o domingo, dia 01/09, roteiros 4 (manhã) e 8 (tarde).
    Para a segunda, dia 02/09, roteiro 3 (manhã) e 5(tarde).
    Para terça, dia 03/09, bate-volta até Segóvia.
    Para quarta, dia 04/09, roteiro 1 (manhã) e 2 (tarde). No fim desse dia partiremos rumo a Toledo às 17:50h. Você acha que dá tempo de fazer todo o roteiro do dia com calma?
    O que você acha dessa divisão, Tony?

    Abraço e até mais!

    Wiky

    Responder
    • Bom dia Wiky. Vamos com seu planejamento!
      – o roteiro 9 é uma boa escolha para o primeiro dia porque independe de horários de atrações.
      – os roteiros 4 e 8 combinam perfeitamente.
      — os roteiros 3 e 5 são também uma ótima combinação.
      – finalmente, os roteiros 1 e 2 também combinam muito bem, mas devido ao horário de partida para Toledo, o final do roteiro da tarde pode ser uma correria.
      Abraço.

      Responder
      • Bom dia, Tony!

        Obrigada, Tony!
        Até que horas teremos que ficar em Madri de modo a tornar os roteiros do dia menos corridos?
        Um grande abraço, meu amigo!

        Wiky

        Responder
        • Bom dia, Wiky, começando o roteiro da manhã cedo, e almoçando cedo, calculem finalizar o roteiro da tarde por volta das 18 horas. Abraço.

          Responder
  5. Bom dia, Tony!

    Tudo bem com vocês?
    Estou de volta ao planejamento da viagem (risos).
    Estou na dúvida se é melhor visitar o Museu Reina Sofia no sábado ou no domingo. A intenção é fazer a visita comentada “Guernica – A história de um ícone”. Gostaria de saber que dia é menos cheio.
    Chegarei no sábado, dia 31/08, e poderia aproveitar para ir ao museu à tarde e tentar a visita comentada das 17h ou deixar para ir no domingo.
    A outra dúvida é: caso eu faça a visita no domingo, de que horas teria que começar o roteiro 4 – La Latina e Lavapiés para poder conseguir chegar a tempo de agendar a visita comentada no museu Reina Sofia? A visita comentada ocorre às 11h.
    Quanto tempo você acha que leva para visitar o museu com calma?

    Muito obrigada pela ajuda!
    Abraço!

    Wiky

    Responder
    • Bom dia de novo, Wiky! Olha, o Reina Sofía é sempre bastante cheio, de segunda a domingo. E muito mais nos dias e horários de visitação gratuita. Se a visita comentada do museu é às 11, você não vai ter tempo suficiente para incluir um roteiro antes do museu. É impossível dizer quanto tempo é necessário para percorrer o museu com calma, entre três e seis horas, dependendo da pessoa. Abraço!

      Responder
      • Obrigada pela ajuda, Tony!
        Sendo assim, será que daria certo começar o roteiro 4 pela visita do museu Reina Sofia?
        O que você acha de fazer o roteiro de trás pra frente?

        Muito obrigada!
        Até mais!

        Responder
        • Wiky, você indicou que queria estar no museu às 11 horas, não é? Se você começa sua visita às 11 horas não vai sobrar tempo nenhum para completar o roteiro. O roteiro pode ser feito ao contrário, apesar de não ter sido desenhado nem testado desse jeito. As dicas de alimentação, por exemplo, ficam no final do roteiro (pedaço do Reina Sofía) e não ao contrário. Mas pode tentar encarar o roteiro de trás para frente. Abraço.

          Responder
          • Bom dia, Tony!
            Caso eu iniciasse pelo Reina Sofia, chegaria cedo para ir conhecendo o museu, de modo que quando iniciasse a visita guiada as 11h eu já teria visto uma parte dele.
            Daí depois da visita guiada, finalizaria o museu no inicio da tarde e continuaria o roteiro.
            O que você acha?

            Abraço!

          • Na verdade, seu tempo seria melhor aproveitado continuando a visita ao Reina Sofia com o roteiro 7 (Bairro de las Letras), que começa junto ao museu. Abraço.

  6. Bom dia, Tony!

    Seguindo o roteiro 1, começando por volta das 8:30h, que horas você acha que devemos iniciar a visita ao Palácio Real? Em média, quantas horas devemos reservar para essa visita?
    O’toma semana para vocês!

    Abraço!

    Responder
    • Bom dia, Wiky. Podem marcar a entrada no Palácio Real para as 11h ou as 11:30. Calculem duas horas para completar tranquilamente a visita. Uma ótima semana para vocês também!

      Responder
      • Querido Tony,

        Nesse tempo de duas horas reservadas para conhecer o Palácio, está incluso a visita a Cozinha Real?
        Você acha que vale a pena conhecer a cozinha real?

        Obrigada pela ajuda, Tony!

        Responder
        • Bom dia, Wiky, o tempo de visitas é sempre uma estimativa, às vezes prefeririamos nem mencioná-lo, há quem complete a visita em uma hora e quem complete a visita em três horas. Há tantas formas de viajar quanto viajantes, não temos como saber qual é sua forma de percorrer os lugares e o nível de atenção ao detalhe exigido nas suas visitas. Sendo que a visita à Cozinha Real é incluída no ingresso, vale a pena conhecé-la, sim. Acho que você vai ter que gerenciar seu tempo quando estiver dentro do palácio. Lembrando que na Espanha você pode almoçar tranquilamente às 15 horas. Qual é o roteiro que você pretende completar no período da tarde? Abraço.

          Responder
          • Começando pelo final, você está certíssima sobre o ingresso mais barato, que não inclui as Cozinhas. Elas foram abertas recentemente e, quando visitamos o palácio pela última vez, ainda não podiam ser visitadas. O roteiro 2 é bastante denso (inclui duas visitas demoradas, o Monasterio e o Museu Thyssen, que não fecha muito tarde), e por isso seria melhor fazer unicamente a visita básica ao Palaio Real. Abraço.

  7. Boa tarde Tony,

    Nós não visitaremos o Museu Thyssen. Optamos por visitar apenas o Prado e o Reina Sofia.
    Sendo assim, você acha que dá tempo?

    Grande abraço!

    Responder
  8. Bom dia, Tony!

    Nos ocorreu uma dúvida e gostaríamos da sua ajuda.
    Para irmos de Cercanias da estação de Puerta de Atocha até Chamartin, temos que caminhar 190metros de Puerta de Atocha até Atocha Cercanias para pegar o cercania? Quais os cercanias que fazem o trajeto até Chamartin e quanto tempo dura esse percurso?

    Muito obrigada!

    Responder
    • Bom dia, Wiky. Você vai ter que caminhar da área de chegadas do trem-bala até as plataformas dos trens locais, fica tudo dentro do mesmo prédio (veja mais detalhes no texto que dedicamos à estação de Atocha). As linhas C1, C2, C3, C4, C7, C8, C9 e C10 vão levar você até a estação de Chamartín. O tempo de viagem é de aproximadamente 15 minutos.

      Responder
  9. Olá Tony,
    Aproveitando as suas preciosas dicas gostaria de saber se é factível combinar os roteiros 1 e 2,4 e 6 e 3 e 7? seriam boas combinaçoes?Pretendo fazer também o 5 no dia da chegada.Muito obrigada.

    Responder
    • Olá Marisa, se você olhar na página 9 vai ver o quadro com as possíveis combinações de roteiros. A combinação de roteiros 1 e 2 é perfeita. Já no caso dos roteiros 4 e 6 e 3 e 7, pode ser feita, mas você deverá utilizar algum tipo de transporte para se locomover do final do roteiro da manhã até o começo do roteiro da tarde.
      3 e 5, por um lado, e 4 e 7, por outro lado, são combinações perfeitas que não exigem transporte entre a manhã e a tarde.
      Abraço.

      Responder
  10. Olá de novo Tony,qual roteiro você recomenda para o dia da chegada? Vou chegar no aeroporto às 14 horas e vou ficar num hotel em Malasana,o 7 Islas.Por isso tinha pensado no roteiro 5 para esse dia…mas entendo que a combinação que vc sugeriu é melhor.O que fazer?
    Obrigada.

    Responder
    • Bom dia, Marisa. Sendo que você vai ficar em Malasaña, o roteiro 6 poderia ser uma boa opção, mas tudo depende da distribuição geral de roteiros na programação completa da sua viagem.

      Responder
  11. Ola tony! Boa noite! no meu segundo dia em madrid que sera em um domingo tinha programado ir na Plaza de Toros de las ventas e no parque del bueno retiro. Mas como estao tendo touradas todo domingo so poderemos entrar na plaza ate 4 horas antes da tourada (ou seja, apenas pela manhã). Minha duvida é: qual o horario de funcionamento do parque del bueno retiro no domingo??? da para ir na plaza de toro de las ventas de manha e visitar o parque a tarde???

    Grata, Cristiane

    Responder
    • Bom dia, Cristiane, o Parque del Retiro fica aberto a tarde toda. Pode ser visitado na parte da tarde, sim. Seu principal problema é que, dedicando a manhã à visita a Plaza de Toros, vai acabar sobrando muito tempo. Abraço.

      Responder
  12. Olá Tony,

    Boa noite! Tudo bem?

    Como faço para comprar o billete combinado do trem AVE e cercanías de Madrid para a Estación de Francia em Barcelona?

    Responder
  13. Oi Tony!!!
    Eu e minha família estamos amando organizar nossa viagem com a ajuda dos seus roteiros de cada cidade e dos seus blogs. Muito obrigada!
    Em Madri, ficaremos no hotel Petit Palace Arenal, do dia 11/01 (chegada no aeroporto às 14:30h) ao dia 15/01 (trem às 14:35h). Quero sua opinião e sugestões sobre nossa programação:
    11/01 – sábado- algo que valha a pena programar para o dia da chegada? O hotel é próximo ao roteiro 1. Será que consigo fazer uma parte dele neste dia?
    12/01 – domingo- roteiros 3 e 4
    13/01 – segunda – roteiros 2 e 1
    14/01 – terça – bate e volta Toledo
    15/01 – trem p Granada às 14:35h (sugere algum passeio curto p a manhã?)
    Você acha que consigo incluir o Tour Bernabeu nestes poucos dias? Meus meninos (15 e 16 anos) são fãs de futebol.
    Obrigada!

    Responder
    • Boa noite, Elaine, vamos tentar ajudar com seu planejamento. Seu hotel conta com uma localização ótima para fazer turismo em Madri. Vamos com sua programação:
      11.01 Calcule que muito provavelmente você vai sair do seu hotel para bater perna após as 5 horas. Logo mais vai estar escurecendo. Pode tentar fazer o roteiro 1, sim, mas no escuro algumas partes não são tão legais. Poderia tentar ir no Museo del Prado, o roteiro 3, mas sem a parte do Parque del Retiro.
      12.01 Aqui você tiraria o Museo del Prado do roteiro 3 e faria também o roteiro 4 (que inclui o museu Reina Sofía no final).
      13.01 Perfeito.
      14.01 Perfeito.
      15.01 Pode tentar o roteiro 7, que não fica tão distante assim do seu hotel.
      Sobre o Bernabéu, o ingresso não é barato, e por isso valeria a pena fazer a visita con calma. Sendo assim, esqueça nossa sugestão para o dia da chegada e façam o Bernabéu esse dia. Abraço.

      Responder
      • Tony,
        Acabei de ver no guia que o Monasterio de las Descalzas Reales (roteiro 2) e o Mercado de San Miguel (roteiro 1) não abrem na segunda feira, dia programado para os roteiros 2 e 1. Como o Mercado de San Miguel fecha mais tarde, vc acha q dá p fazer estes 2 no sábado, dia da nossa chegada?
        Abraço.

        Responder
        • Bom dia, Elaine. O Mercado de San Miguel abre 7 dias por semana, essa informação aparece no guia. Pode tentar o Monasterio de las Descalzas Reales no dia da sua chegada e o Mercado de San Miguel como parte do roteiro 1. Um ótimo 2020 para vocês!

          Responder
  14. Tony e Cecilia, precisamos de socorro !!!!
    Chegaremos em Madri (Latam) dia 14.11.2021, às 13h20. Pretendemos ir no mesmo dia para Barcelona. Voltar de Barcelona para Madri no dia 19.11; permanecer em Madri de 19 a 23.11; ir de Madri para Sevilha 23.11 e voltar de Sevilha para Madri 27.11, para retornamos ao Brasil no mesmo dia (voo sai às 22h). Foi o roteiro que planejamos. Todavia, as passagens do trem bala estão absurdas de caras. Só Madri-barcelona (ida e volta) em torno de 400 euros para dois adultos ! Chocada com esses preços ! Olhamos no site “thetrainline” que vocês indicaram e ficam ainda mais caras. É isso mesmo? Essas passagens são caras assim? Tudo bem que está próxima a viagem, mas mesmo no último trecho (Madri-Sevilha-Madri) que ainda faltam umas três semanas, as passagens no trem bala estão em torno de 300 a 400 euros para dois adultos ! Por favor, vocês podem nos ajudar ? O avião está nessa mesma faixa de preço do trem bala. Em 2019, fomos à Alemanha, compramos passagens de trem bala com menor antecedência e foi muito mais barato! Grata ! Dirce

    Responder
    • Bom dia de novo, Dirce. São muitos anos insistindo nos segredos para conseguir uma passagem de trem-bala em conta: comprar com a maior antecedência possível e contar com flexibilidade de datas e horários. Vocês estão pesquisando tarifas em novembro para viajar em novembro, as tarifas mais em conta foram vendidas há muito tempo. Viajar de trem-bala na Espanha não é nada barato fora dos preços promocionais. Não sabemos como funciona o sistema na Alemanha, mas na Espanha é assim: quem deixa para comprar no último momento, só encontra preços caros. Um problema adicional é que o mercado das viagens na Espanha está superaquecido, com a melhora da pandemia, muitos espanhóis estão saindo viajar o que não puderam viajar em muito tempo. E por isso quase não há preços em conta.
      Porém, fizemos várias pesquisas para as datas que você indicou e encontramos valores mais baixos, como uma ida e volta Madri-Sevilha por 152€ as duas pessoas, um valor muito menor do que você indicou. Você precisa pesquisar com atenção e identificar os preços mais em conta. Sempre tem algum ao longo do dia. Agora, você não vai poder escolher os horários. Se você quiser viajar no primero horário do dia, comprando com três semanas de antecedência, o estrago no seu orçamento vai ser gigantesco.
      Sorte com a pesquisa! Precisando de outros esclarecimentos sobre como funciona o sistema, pergunte! Abraço e muita muita sorte!

      Responder
      • Olá Toni!
        Depois de horas e horas pesquisando, consegui comprar as passagens por valores aceitáveis (trem e avião). Alterei um pouco as datas dos deslocamentos de acordo com o valores das passagens. Verifiquei que de terça a quinta os valores são bem mais baixos. Agradeço muito a sua atenção e gentileza. Enfim, deu certo !!! Vamos escolher os roteiros de passeios dos seus guias! Abraços a ambos! Dirce

        Responder
        • Bom dia de novo, Dirce, deu trabalho mas ficamos felizes ao saber que você conseguiu dar um jeito de achar valores mais em conta (não falamos em valores “econômicos” porque não são, mas pelo menos não é aquela fortuna que você tinha achado inicialmente). Grande abraço.

          Responder
  15. Acabei de adquirir o “Madrid em nove roteiros” Já adquiri os guias de Granada e de Barcelona quando de minha ida àquelas cidades em 2019, Como já havia comprado passagens de navio para o retorno ao Brasil deixei de visitar, em Barcelona, a Catedral (roteiro 1- Barr Gòic) e o Park Guell (roteiro 8 – Park Guell e Gràcia), sendo assim pergunto: posso tirar algumas dúvidas sobre essas atrações de Barcelona e , se positivo onde fazê-las. Quanto as dúvidas de Madrid eu as farei normalmente por intermédio deste formulário. Aguardo sua resposta. Atenciosamente JOAMAN,

    Responder
    • Prezado Joaman, que ótimo ver você de volta por aqui. Como o passaporteMADRI é dedicado à capital da Espanha, para dúvidas sobre Barcelona convidamos você a usar a consultoria de roteiros do passaporteBCN aqui. Grande abraço.

      Responder
  16. Boa tarde Toni.

    Sou seguidora do canal e amo vocês!!
    Parabéns pelo trabalho!!!!
    Adquiri Madri em 09 roteiros e adorei. estou em duvida quais deles escolher.

    Estaremos em Madri nos dia 08/09 e 10 de maio 2022. Somos 04 mulheres de 40 a 70 anos.
    No dia 11 embarcaremos para Marrocos e dia 20 estaremos de volta para retornar ao Brasil, mas gostaríamos de aproveitar mais um pouquinho de Madri.
    poderia nos ajudar a escolher os roteiros?

    Segue algumas observações e duvidas:

    Hotel Reservado: REGENTE HOTEL ( check in a partir do meio dia segundo Booking.com)
    1. Dia 08……Chegada em Madri às 00:05h… Dia inteiro livre
    3. Dia 09 …….Dia inteiro livre
    4. Dia 10 ……… Dia inteiro livre
    5. EMBARQUE PARA MARROCOS

    6. Dia 20/05 sexta-feira …….. Chegada de Marrocos às 15:30h e o Voo de retorno ao Brasil às 23:45 .. +- 04 horas livre

    Perguntas:
    1. O que fazer próximo ao hotel até o horário do check in, já que vamos chegar cansadas?
    2. Quais os roteiros de que indica para os demais dias tendo em vista nossa localização?
    3. Gostaríamos de assistir um show de Flamenco. Tem algum bem próximo ao hotel?
    4. Precisamos de fazer um PCR, indica um laboratório perto do Hotel?
    6. O que nos sugere fazer no dia 20, considerando o pouco tempo e onde poderíamos deixar as malas? Quanto se paga por esse serviço qual terminal?

    Responder
    • Bom dia, Leila, seja muito bem-vinda à consultoria de roteiros. Vamos com suas dúvidas:
      1. não entendemos, vocês não reservaram hotel para sua primeira noite?
      2. veja nossa orientação para a escolha de roteiros para quem conta com três dias em Madrid. Seu hotel está no coração de Madri, muito bem comunicado.
      3. pode tentar no Tablado Cardamomo.
      4. o melhor seria perguntar no mesmo hotel qual é o laboratório mais próximo. Tem laboratório no aeroporto, mas no hotel vão saber informar vocês sobre o mais próximo dele.
      5. veja as informações sobre o guarda-volumes no aeroporto. Vocês poderiam pegar o trem do aeroporto até Atocha e aproveitar para visitar o Museo del Prado.
      Abraço.

      Responder
  17. Olá Tony! Agora estou planejando meus dias em Madrid! Gostaria da opinião de vocês, por favor!

    7º Dia – 05/11 (Sáb)
    Trem-bala de Barcelona a Zaragoza. Chega em Zaragoza às 09h42.

    8º Dia – 06/11 (Dom)
    Trem-bala de Zaragoza a Madrid com chegada na Estação Atocha às 11h12. Estarei hospedada próximo à estação de metrô Puerta de Toledo. Qual programação me sugerem para este meio dia? O roteiro 9 ou 8 daria certo?
    Queria muito fazer Toledo, Ávila e Segóvia, mas aí não haverá tempo para completar todos os roteiros…o roteiro que me parece menos interessante seria o 6, se tivesse que excluir algum…

    9º Dia – 07/11 (Seg) – Madrid
    Roteirtos 4 + 7 *(qual horário marcar para o Museu Reina Sofía?)

    10º Dia – 08/11 (Ter) – Madrid
    Roteiros 1 + 2

    11º Dia – 09/11 (Qua) Madrid
    Roteiros 3 + 5

    12º Dia – 10/11 (Qui)
    Segóvia

    13º Dia – 11/11 (Sex)
    Ávila

    14º Dia – 12/11 (Sáb)
    Toledo

    15º Dia – 13/11 (Dom)
    E no último dia, qual roteiro vocês me aconselham a fazer pela manhã e parte da tarde? Vôo para Brasil às 23h55.

    Abraço e obrigada!

    Responder
    • Bom dia, Camila, você fez seu dever de casa muito bem. Vamos com a programação.
      05.11 ok.
      06.11 os dois roteiros são possíveis. O Madrid Río fica mais perto de Puerta de Toledo, é bom para um dia de tempo bom, sendo que é tudo ao ar livre.
      07.11 se você começar cedo o roteiro (9 horas) pode marcar o Reina Sofía por volta das 12 horas.
      08.11 perfeito.
      09.11 perfeito.
      10.11 ok
      11.11 ok
      12.11 ok
      13.11 sempre é bom deixar um dia sem programação para poder ir em lugares que você tenha descoberto enquanto estava em Madri. Até a data da sua viagem, vai ter vídeos no nosso canal do YouTube sobre museus de Madri e também sobre mirantes, temos certeza de que vai ter algum lugar que pisque para você e que seja um bom encaixe para seu último dia.
      Abraço.

      Responder
  18. Hola, Tony! No roteiro 2, quais horários indicados para agendar o Monastério e de las Descalzas Reales e Museo Nacional Thyssen-Bornemisza?

    Obrigada!

    Responder
      • Olá, Tony! Tudo bem com vocês? Eu estava dando uma olhada aqui nos ingressos do Monastério e de las Descalzas Reales e embora ainda não estejam disponíveis ainda, às quartas-feiras, que é o dia da semana que farei o roteiro, os horários disponíveis são sempre 11h e 12h.

        Assim, qual horário me indica? No mesmo dia farei o roteiro 1, melhor fazer qual deles primeiro? E qual horário marcar para o Palácio Real?

        Abraço!

        Responder
        • Bom dia, Camila, não vemos como fazer o roteiro 1 e a visita ao Monastério das Descalzas Reales. Não testamos essa combinação por achar que resultaria em uma maratona desagradável. Por isso colocamos o Monasterio no começo do roteiro 2. No caso do roteiro 1 e o Palácio Real, se começar o roteiro por volta das 9:30, marque o palácio para as 12:30. Abraço.

          Responder
          • Olá, Tony! Acho que não me consegui me expressar claramente ou não entendi claramente sua explicação. Vamos lá rs Neste dia tenho planos de fazer o roteiro 1 na parte da manhã e o roteiro 2 na parte da tarde. Mas, devido aos horários dos ingressos disponíveis para o Monastério das Descalzas Reales (11h e 12h), surgiu o questionamento se seria possível alterar a ordem dos roteiros para encaixar a programação, considerando que nestes horários ainda não terei finalizado o roteiro 1, correto? Em consequência fiquei em dúvida quanto aos horários para o Palácio Real e Bornemisza, em caso de eventual alteração dos períodos dos roteiros. Espero ter conseguido me explicar!

          • Bom dia, Camila, realmente não tínhamos entendido bem sua mensagem inicial. O problema de mexer nos roteiros é que não testamos essas mudanças. Cada roteiro foi desenhado com cuidado e testado duas ou três vezes para garantir que funciona. Mas não temos como antecipar as repercursões de mudanças que não testamos. O horário das Descalzas Reales está atrapalhando sua programação. Será que você não conta com mais dias em Madri para poder remanejar essa visita? Abraço.

  19. Bom dia!
    Finalmente depois de 2 anos sem férias devido a pandemia conseguirei ir para a Espanha no final deste ano.
    Chegarei por Madri no dia 03 e sairei por Barcelona no dia 29.
    Ja devorei o roteiro de Madri e achei fantástico! Está ajudando muito no planejamento
    Decidimos que está viajem seria bem tranquila, sem correrias, por isso escolhemos o seguinte roteiro:
    Madri com bate volta em Ávila 4 dias e 5 noites
    Toledo 1 noite
    Sevilha 2 noites (ou 3 se formos a Merida)
    Granada 2 noites
    Segovia uma noite
    Cardona 1 noite (queremos dormir em um castelo)
    Barcelona 7 noites com dois bate voltas

    Estou iniciando o planejamento e tenho até agora duas dúvidas:
    O outlets de Madri valem a pena para compra de calçados para trilhas?
    A ida para Cardona: o melhor jeito é ir de Segovia até a estação de Madri de trem e alugar uma diária de automóvel para ir a Cardona ou há outra maneira??

    Grande abraço

    Fabi e Artur

    Responder
    • Bom dia, Fabi e Artur, que bom saber que vocês estão prontos para viajar de novo. Olha, vocês falaram em um roteiro tranquilo, sem correrias, mas achamos seu roteiro mega acelerado. Veja que indicamos um mínimo de três noites para Sevilha, para contar com dois dias completos na cidade, e três noites para Granada. Estão faltando dias. Ficamos também surpresos ao ver que vocês não incluiram Córdoba no seu roteiro. Imaginamos que vocês já conheçam a cidade. Caso contrário, o que faria sentido é focar na Andaluzia e, quem sabe, deixar Ávila e Segóvia para uma viagem futura na qual vocês consigam incluir também Salamanca.
      Suas dúvidas:
      – nem precisaria ir em um outlet, pode pesquisar nas lojas da Decathlon, tem na Espanha toda. Mas lembre sempre de testar seu calçado durante muitos dias antes de começar a usá-lo para valer.
      – de Madri para Barcelona e de Barcelona para Cardona de carro alugado é a melhor opção. Há locadoras na estação de trem de Barcelona.
      Abraço.

      Responder
  20. Bom dia Tony e Cecília,
    Estou amando os guias que comprei porque complementam todas as explêndidas informações que vocês disponibilizam nos sites, inclusive as centenas de vídeos muito bem produzidos e imprescindíveis para qualquer viajante que vá para a Espanha.
    Os guias serão uma importante ferramenta quando estivermos nos locais. Viajamos bastante e nunca tivemos a oportunidade de ter guias com tantos roteiros. Com certeza vão nos garantir melhor aproveitamento do tempo.

    Seguem algumas dúvidas que levantei até agora:
    1) Vocês acham viável deixar as malas na estação de trem de Madri pela manhã cedinho, fazermos um bate-volta até Toledo e à noite irmos até Córdoba, também de trem?
    1.1)Há locais para guarda das malas nas estação de Madri?

    2) Eu e meu marido ficaremos 14 dias completos na Espanha. Estamos em dúvida se o seguinte roteiro seria muito corrido:
    4 dias em Madri (contando com o dia da chegada no aeroporto por volta das 6hs da manhã)
    1 dias em Toledo (bate volta), indo à noite para Córdoba
    1 dia em Córdoba, indo à noite para Sevilha
    2 dias em Sevilha
    1 dia Trem de Sevilha para Barcelona (chegada no final do dia)
    4 dias em Barcelona
    1 dia Tarragona (bate volta)
    Pegamos o avião de volta em Barcelona no 15o dia pela manhã

    Muito obrigada!

    Responder
    • Prezada Ana Paula, muito obrigado pelas suas palavras e seja muito bem-vinda à consultoria de roteiros. Vamos tentar ajudar com suas dúvidas.
      Infelizmente, o guarda-volumes da estação de Atocha em Madri fechou durante a pandemia e não voltou a operar, nem existe previsão nenhuma de quando isso pode acontecer. Vocês teriam que procurar um guarda-volumes particular, há vários próximos da estação, mas isso vai exigir mais tempo.
      Olha, não faríamos Madrid-Toledo-Córdoba no mesmo dia. Para ir de Toledo a Córdoba vocês vão precisar voltar em Madri, o que vai limitar o tempo da sua estadia em Toledo. Seria melhor fazer Toledo como um bate-volta puro saindo e voltando em Madri.
      Indicamos três noites em Sevilha, para contar com dois dias completos na cidade. Está faltando um dia na sua programação, mas não enxergamos onde tirá-lo, sendo que sua estadia em Barcelona é bastante curta.
      Vocês já conhecem Granada? Achamos que sendo que vocês estão descendo até a Andaluzia, valeria a pena visitar Granada também, só que não há como conseguir mais dias para essa visita sendo que seu voo de volta parte de Barcelona. A única possibilidade que enxergamos é a de deixar Madri para uma futura viagem e partir logo mais, no dia da sua chegada em Madri, para Córdoba. Mas não sabemos se não ter incluido Granada é devido a que vocês já conhecem a cidade.
      Isso é tudo por enquanto. Abraço.

      Responder
      • Obrigada pelas informações!
        Ainda não visitamos Granada. Pensamos em Sevilha por ter um trem direto e rápido para Barcelona, pois meu marido quer muito conhecer ao menos Córdoba nesta viagem.
        Sua sugestão é bem interessante! Não tínhamos pensado nesta possibilidade de deixar Madri para uma próxima visita e ficar mais tempo na Andaluzia e depois ir direto para Barcelona. Na realidade nossa ideia inicial seria ficar somente na região de Madri e Barcelona deixando a Andaluzia para uma outra viagem.
        Vendo seus vídeos, cada lugar é mais bonito que outro e é muito difícil ter que optar por deixar a visita para depois :))

        Responder
        • Bom dia, Ana Paula. Se seu roteiro ainda estiver aberto, poderiam fazer unicamente Madri e Barcelona. Se seu marido quer muito conhecer Córdoba, poderia ser encarada como um bate-volta de trem-bala saindo de Madri. Mas vocês deixariam Sevilha e Málaga para uma próxima viagem percorrendo a Andaluzia. Aliás, ao invés de visitar Córdoba, vocês poderiam fazer um pit-stop em Zaragoza no caminho entre Madri e Barcelona. Abraço.

          Responder
  21. Olá Tony tudo bem primeiro de tudo parabéns pelo seu guia ele é bem completo.
    Tenho umas dúvidas bastante específicas, se fosse possível responder agradeceria muito
    Chego em Madrid dia 30/11 e vou embora no dia 03/12 (4 dias e 3 noites), estou de carro vindo de Portugal – Aveiro, passarei um dia em Ciudad Rodrigo e Salamanca (29/11), em uma casa no Centro da cidade Salamanca, devo chegar as 9h (alguma dica especial para 1 dia inteiro).
    Vi que na maioria dos seus vídeos o ideal é ficar no centro de Madrid mas eu consegui um hotel em Getafe (Hotel los Olivos, Carretera de Andalucia, Km. 12,7). Por um valor muito bom 257,00 EUR, pelos 3 dias, para 3 pessoas (com garagem incluída). Fica no meio do Caminho (Madrid, Parque Warner, Toledo).
    1º Dúvida: Apesar de você falar no seu guia, vale a pena ir de carro para fazer os roteiros de 3 dias ou comprar o Billete Turistico/Tarjeta Multi – Zona A, é mais vantajoso? Nós somos em 3 pessoas (uma delas tem mais 70 anos).
    2ª Dúvida: Como estou em Getafe, o Billete Turistico/Tarjeta Multi – Zona A, funciona aqui? Ou teria que comprar algum billete específico. Pois vi que perto hotel tem uma estação de Metrô e Comboio perto, poderia deixar o carro lá. (tentei achar a mapa da Zona A, mas não achei).
    P.S.: Vou reserva um dia inteiro ao Parque Warner, sou uma criança de 48 anos, rs, 😉 !
    Obrigado, vocês fazem a diferença com os seus vídeos, são sempre de ótimo conteúdo e muito bem explicados.

    Responder
    • Boa noite, Hugo. No momento estamos no exterior mas como sua viagem é logo mais, vamos tentar tirar suas dúvidas.
      Não temos nenhum roteiro pronto para Salamanca, mas se você der uma olhada no vídeo que dedicamos à cidade vai poder identificar os lugares mais interessantes. O centro de Salamanca é muito compacto.
      Suas dúvidas:
      1. Getafe está na zona B1, você precisaria do billete turístico mais caro. Pode ser que compense mais pegar o carro e pegar estacionamento no centro de Madri.
      2. Pode ver aqui o mapa das zonas. Sua estrategia de carro + metrô pode ser muito válida também.
      3. Perfeito! Está na nossa agenda ir no Parque Warner, mas ainda precisamos publicar o vídeo que gravamos da nossa visita ao Parque de Atracciones de Madrid. Estão faltando datas!
      Grande abraço!

      Responder
      • Tony, Muito obrigado pelas respostas tempestivamente, me ajudou muito…estou em Salamanca e graças ao seu video #123, pudemos aproveitar ainda mais…estamos partindo amanhã para Madrid com seu guia “Madrid 9 em Roteiros debaixo do braço”. Um abraço para vocês e boa viagem!

        Responder
  22. P.S2.: Desculpe esqueci um detalhe, dia 01/12, reservei um Free tour por Madrid – Madrid, pela Civitatis (Madrid Civitatis Tours & Tickets, calle Montera número 32, entre Sol e Gran Vía. Madrid) de 2 horas. Vale a pena para ter uma noção geral da cidade?

    P.S3: Queremos ir em um Show/Dança Flamenca, alguma dica? Estávamos pensando em ir no
    Espetáculo de flamenco no Tablao La Quimera.

    Obrigado mais uma vez.

    Responder
    • 1. Detestamos os free tours que, na verdade, são uma grande mentira. A primera informação que vai ser repasada para vocês é que precisam pagar entre 10€ e 15€ cada um. Cadê o FREE? Contratem um passeio com um guia profissional, o valor não é caro e vocês não vão fomentar um tipo de atividade econômica irregular.
      2. Vejam nossas indicações aqui.

      Responder
  23. Tony, bom dia,
    Primeiramente gostaria de dizer que sou fã do trabalho que você e Cecília fazem, seu canal no Youtube é muito bom e vocês esbanjam simpatia.
    Eu e minha esposa vamos passar o reveillon 2022-2023 em Madri, e pensamos que um bom programa será virar o ano na Puerta del Sol.
    Gostaria de indicações de bons restaurantes nas proximidades, de forma que pudéssemos jantar e ficar até cerca de 22:00-23:00h, quando iríamos a pé para a praça para curtir as comemorações.
    Obrigado e abraços para vocês!
    Sergio

    Responder
    • Bom dia, Sergio, muito obrigado pelas suas palavras. O réveillon de 2022 vai ser um pouco estranho, porque a Puerta del Sol está sendo reformada, uma reforma muito grande. Acreditamos que as obras vão parar para o fim do ano, mas mesmo assim não sabemos como será a festa. De qualquer jeito, há vários anos que o acesso à Puerta del Sol na noite do dia 31 é limitado, e por isso, vocês vão ter que escolher, ou jantar, ou ficar na fila para poder entrar na Puerta del Sol horas antes do fim do ano. Pode ver aqui uma seleção de restaurantes com menú de fim de ano, é impossível dar indicações às cegas, sem saber seus gostos, orçamento. Se aparece algum restaurante que piscar para vocês, avisem a gente para poder dar nossa avaliação. E sim, o jantar do 31 é muito, muito caro na maioria dos restaurantes. Abraço.

      Responder
  24. Olá, conheci voces pelo youtube e achei fantasticos os videos, adquiri o guia Madri em 9 roteiros e o pouco que já li foi possivel ver a dedicação de vocês para uma viagem inesquecivel. Bem, chegarei em Madri no dia 04/05 de avião e sairei pela estação de Atocha, com destino a Barcelona, no dia 08/05, estava pensando em ficar em um hotel próximo da estação e dos pontos turisticos(mercure madri centro). É possivel ir a pé com uma mala de 23 Kg deste hotel até a estação de Atocha?

    Responder
    • Bom dia, ficamos felizes ao saber que você gostou do nosso trabalho. Olha, a distância do hotel até Atocha não é grande, mas a calçada é bastante estreita e muito movimentada. Se você atravessar do outro lado da calçada, junto ao muro do Jardim Botânico, a caminhada deveria ser mais tranquila. Sem chuva, não deve ser muito difícil fazer esse passeio. Abraço!

      Responder
  25. Queridos Tony e Cecília, estou muito feliz por ter comprado o roteiro de Madri!
    Nossa viagem pela Espanha com certeza será muito mais proveitosa e especial com todas as dicas desse roteiro e também do Youtube. Parabéns pelo trabalho de vocês.
    Bem, tenho algumas dúvidas:
    – teremos 2 dias em Madri e pensei em fazer os Roteiros 1+2 e 3+5. Pela tabela, entendi que o melhor seria fazer o roteiro 3 pela manhã, e o 5 pela tarde. Com relação aos roteiros 1 e 2, na tabela mostra que posso fazê-los nas duas ordens. Mas, na opinião de vocês, qual seria a melhor?
    – se tivermos somente 1 dia para bate-volta, vocês sugerem Toledo ou Ávila?
    – por fim, minha filha sonha em ver neve, me falaram sobre Puerto de Navacerrada. Vocês saberiam me falar algo sobre lá, fazendo um bate-volta de Madri?
    Muito obrigada!!!

    Responder
    • Boa a tarde, Bianca, seja muito bem-vinda à consultoria de roteiros. Vamos com suas dúvidas:
      – faça 1 de manhã e 2 de tarde.
      – difícil dizer, mas Toledo é extraordinária.
      – o mais complicado é que deve ter neve, o que acontece poucos dias por ano. E quando cai a neve, a metade da população de Madri corre para Navacerrada, colapsando as estradas que levam até lá (até o ponto de que a polícia costuma fechá-las). É um grande mico. Vocês só estão indo para Madri?
      Abraço.

      Responder
      • Muito obrigada pela resposta.
        Primeiro iremos para a maratona de Valencia em 01/12. Depois passaremos por:
        – 2 dias inteiros em Barcelona + 1 bate-volta para Montserrat
        – 1 dia inteiro em Zaragoza + 1 bate-volta para Torreciudad
        – por fim, 4 dias inteiros em Madri
        O roteiro de Barcelona e Zaragoza nós já fechamos…. mas Madri estamos na dúvida de qual bate-volta fazer, quantos bate-volta, eu queria ir pra Toledo, meu marido queria ir pra Ávila, minha filha queria ver neve rssss Difícil por aqui
        Abraços!

        Responder
        • Bom dia, Bianca. Vocês ainda não fecharam a parte de Madri? Pelos nossos cálculos, vocês vão estar na cidade na data mais crítica do ano, o feriado prolongado com mais visitantes em Madri. Sobre a neve, no começo de dezembro ainda não vai ter caído perto de Madri. Só vai ter nas montanhas dos Pirinéus. Abraço.

          Responder
          • Olá! Nos dias 6 e 8/12 estaremos em Zaragoza/Torreciudad. Iremos para Madri no dia 9/12 e iremos embora dia 14/12.
            Então já vou riscar da lista a possibilidade de ver neve. Agora preciso decidir entre Toledo e Ávila
            Muito obrigada, Tony! Abraços

          • Então está bom! Neve não é habitual no período, mas sempre pode acontecer uma grande nevada fora de época.

  26. Boa tarde Tony
    Já comprei alguns guias de vcs ( ótimos) e como agora retornarei à Madri comprei este. Tenho 2 dúvidas, pode me ajudar?
    – chegarei à Madri no dia 05/01/25 por volta do meio dia – domingo e pelo q pesquisei será o último dia das luzes de Natal em Madri – qual o melhor ou melhores roteiros para aprecia -las?
    – no dia 06/01 é dia de Reis – tudo está fechado? Quais os melhores roteiros para esse dia
    Desde já agradeço
    Elizabeth

    Responder
    • Bom dia, Elizabeth.
      – não existe um roteiro específico para ver as luzes, mas a maior concentração está na região da Puerta del Sol e a Gran Vía. Sempre dá para perguntar no seu hotel. Preste atenção porque o 5 à tarde acontece a Cabalgata de Reyes, quando parte do centro de Madri fica paralizado.
      – o dia 6 é como se fosse um feriado. Alguns lugares fecham, mas não todos. Roteiros bons para esse dia podem ser o 3 ou o 9.
      Abraço.

      Responder
  27. Olá Cecília e Tony. Estamos em Madri e decidimos fazer um bate e volta para Avila amanhã. Se quisermos ir de trem, qual empresa opera o trem? Gostaria de descobrir horários e preços.
    Devo comprar antes, ou posso comprar direto na estação, na hora? Muito obrigada!

    Responder
    • Olá Bianca, nossa resposta não vai chegar a tempo (estamos viajando). Por gentileza, a próxima vez, deixe sua pergunta com tempo suficiente para poder respondé-la. Os trens são operados pela Renfe. Pode comprar na estação. Abraço.

      Responder
  28. Boa tarde Tony e Cecilia, tudo bem? Parabéns pelos roteiros de Madrid, são excelentes. Estamos viajando eu, minha esposa, meus dois filhos de 14 e 11 anos, e minha mãe que é cadeirante. Fizemos esse roteiro baseado nas orientações do Espanha Total, e gostaríamos da opinião de vocês, se possível. Muito obrigado!

    30/01/25 (quinta): Viagem Ribeirão Preto-São Paulo carro 5 h (7h às 12h). Voo GRU-SP às 16:20. Duração 9h55.
    31/01/25 (sexta): Chegada LIS-PT às 05:15. Deixar as malas no hotel. Passear Lisboa Rossio acessível (caminhar até a Igreja de São Domingos – Praça D.Pedro IV – Rua Augusta – Rua Garrett – Basílica dos Martires – Museu de Arte Contemporânea – Museu das Comunicações – Cais do Sodré – Praça do comércio – Arco/Miradouro da Rua Augusta – Igreja da Madalena – Sé Catedral e Museu do Tesouro – Miradouro de Santa Luizia – Castelo de São Jorge. Voltar caminhando por 20 min). Incluir pausas em cafés locais como A Brasileira ou o Café Nicola. Check-in hotel/airbnb. Compras supermercado. Sol entre nuvens, máxima 15 e mínima 8 graus.
    01/02/25 (sábado): Passear Lisboa Belém acessível (estação Rossio de metrô + trem em Cais do Sodré até estação de Belém +/- 40 min). Museu da eletricidade – Museu nacional dos Coches – Jd. Botânico Tropical – Mosteiro dos Jerônimos – Museu da Marinha – Praça do Império – Centro cultural de Belém – Padrão dos descobrimentos – Jd. De Belém – Torre de Belém – Museu do Combatente. Voltar trem estação de Belém + metrô até Rossio). Tempo nublado, máxima 16 e mínima 10 graus.
    02/02/25 (domingo): Passear Lisboa Parque das Nações acessível (estação Rossio de metrô + baldeação na estação Alameda sentido aeroporto + descer na estação Oriente – 40 min. MEO Arena – Passeio das Tágides – Feira Internacional de Lisboa – Oceanário de Lisboa – Pavilhão do conhecimento – Jardins D´água – Marina Parque das Nações. Caminhar até estação Caibo Ruivo metrô + baldeação na estação Alameda + descer na estação Rossio). Planeje um almoço com vista para o Rio Tejo em um dos restaurantes locais, como o “Il Pizzarium”. Sol entre nuvens, máxima 14 e mínima 8 graus.
    03/02/25 (segunda): Passear na cidade de Évora (Trem para Évora – rede Expressos 94. Ermida de São Brás – Jd. Público/Palácio de D. Manuel – Muralhas de Évora – Capela dos ossos – Igreja de São Francisco – Igreja da Graça* – Igreja de Santo Antão* – Sé Catedral de Évora – Museu de Évora* – Fundação Eugênio de Almeida – Templo de Diana. Trem para Lisboa). Almoço com culinária típica alentejana, como no restaurante “Fialho”. Sol entre nuvens, máxima 15 e mínima 6 graus.
    04/02/25 (terça): Passear nas cidades de Tomar. (Trem para Tomar – Ermida de Nossa Senhora da Conceição – Convento de Cristo + Castelo de Tomar – Mata nacional dos sete montes – Museu dos fósforos – Praça da república – Igreja de São João Batista – Museu municipal núcleo de arte contemporânea – Parque Mouchão – Igreja de Santa Maria dos Olivais. Trem para Lisboa). Tempo nublado, máxima 13 e mínima 6 graus.
    05/02/25 (quarta): Passear nas cidades de Sintra. (Trem para Sintra – Centro cultural Olga Cadaval – Museu das Artes de Sintra – Parque da Liberdade – Palácio Nacional de Sintra – Palácio e Quinta da Regaleira – Trem para Lisboa). Sol, máxima 15 e mínima 7 graus.
    06/02/25 (quinta): Viagem para Madrid às 9h. Duração 1h20. Deixar as malas no hotel /Check-in hotel/airbnb. Compras supermercado e lavar roupas. Sol entre nuvens, máxima 16 e mínima 7 graus em Lisboa e Sol, máxima 12 e mínima 0 graus em Madrid.
    07/02/25 (sexta-feira): Centro Histórico: 9h00 – Puerta del Sol – relógio da Casa de Correos, estátua do Urso e o Madroño. 9h30 – Iglesia de San Ginés. 10h00 – Chocolatería San Ginés. 10h30 – Plaza de Santa Cruz e Mercado de San Miguel. 11h15 – Colegiata de San Isidro. 11h45 – Plaza Mayor. 12h30 – Plaza de La Villa e Palacio de Ucesa/Palacio de Abrantes. 13h00 – El Anciano Rey de los Vinos. 14h30 – Catedral de la Almudena e Palácio Real de Madrid. 16h00 – Plaza de España – Edifício España, monumento a Cervantes, estátuas de Don Quixote e Sancho Panza. 16h30 – Passeio pelo Parque del Oeste e Templo de Debod (se o tempo permitir ou caso a chuva diminua). Chuva 55%, máxima 13 e mínima 2 graus.
    08/02/25 (sábado): Parque del Retiro e Museu Reina Sofia: 9h00 – Parque del Retiro – Puerta de Alcalá. 9h15 – Estanque Grande. 10h00 – Palácio de Cristal e Palácio de Velázquez. 10h45 – Jardim de Rosas/La Roseleda. 11h15 – Fuente de la Alcachofa e Ahuehuete. 12h00 – Almoço nas proximidades. 13h30 – Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia – “Guernica” de Picasso, Velázquez, Goya, e Salvador Dalí. Chuva 63%, máxima 13 e mínima 2 graus.
    09/02/25 (domingo): Gran Vía e Mercado de San Antón: 9h00 – Caminhar ao longo da Gran Vía – arquitetura imponente, lojas, teatros, Edifício Telefónica e Edifício Capitol. 10h00 – Mercado de San Antón e passeio nas proximidades. 11h30 – Fuente de Cibeles/Palácio de Cibeles. 12h00 – CentroCentro – mirante com vista panorâmica da cidade. 12h45 – Almoço nas proximidades. 14h00 – Museu Nacional do Prado – Velázquez, Goya, El Bosco e Murillo. Chuva 56%, máxima 13 e mínima 3 graus.
    10/02/25 (segunda): Bate-volta Segóvia (App Segovia accesible). Estação Chamartin em Madrid até Estação Segóvia Guiomar (Renfe). Pegar ônibus ou táxi até o Centro de Recepção de Visitantes da Plaza del Azoguejo em frente ao Aqueduto, sobe pela rua Real, composta por 3 ruas (de Cervantes, de Juan Bravo, Plaza del Corpus Christi e rua Isabel la Católica), que Ele deságua na Plaza Mayor. Continue pela rua Marqués del Arco que sai diretamente da Plaza Mayor, depois pela rua Daoíz e Plazuela de Juan Guas para terminar no Alcázar. Sol entre nuvens, máxima 9 e mínima 0 graus em Madrid. Sol entre nuvens, máxima 6 e mínima -1 em Segóvia.
    11/02/25 (terça): Bate-volta Ávila. Estação Madrid Chamartín até estação em Ávila (Renfe). O percurso começa no Centro de Recepção de Visitantes na saída Ronda Vieja (4º andar do edifício), passando em frente ao Arco de San Vicente e contornando o muro, atravessando o Jardín de San Vicente até entrar na rua San Segundo. Mais tarde, entra-se no centro histórico de Ávila pela Puerta del Peso de la Harina, que leva diretamente à Praça da Catedral. A partir daqui o passeio começa pelas ruas pedonais de Ávila, de Alemanya, de los Reyes Católicos e rua Comuneros de Castilla até chegar à Plaza del Mercado Chico. Continue pela rua Caballeros até a Plaza Pedro Dávila, continuando pela rua Pla y Deniel até a Plaza Teniente Arévalo, que se conecta com a Plaza de José Tomé. Prossegue-se pela rua pedonal de Don Gerónimo e sai-se da zona muralhada pela Puerta del Alcázar para visitar a Praça de Santa Teresa ou Mercado Grande onde se encontra a Igreja de São Pedro. Mais uma vez, o Muro faz fronteira ao longo do Paseo del Rastro até ao Parque del Rastro onde existe uma cabine sanitária pública adaptada para cadeirantes. Continue pelo Paseo del Rastro até a Puerta de la Santa, através da qual você acessa a Plaza de la Santa e o Convento de Santa Teresa. Os monumentos acessíveis incluem a Catedral, a Basílica de San Vicente, a Igreja de San Pedro, a de San Antonio, o Real Mosteiro de Santo Tomás, a Igreja do Convento de La Santa, o Auditório de San Francisco, o Centro Cultural Episcopium, o Palácio de Los Verdugo, o Palácio de Los Deanes, o Armazém do Museu de Santo Tomé (aberto ao público em geral) e o Centro de Congressos e Exposições Lienzo Norte. Sol, máxima 9 e mínima 0 graus em Madrid. Sol, máxima 6 e mínima -1 em Ávila.
    12/02/25 (quarta): Bate-volta Toledo. Estação Atocha em Madrid até estação de Toledo (Renfe). Pegar táxi até a Plaza Zocodover (Mirantes sobre o rio Tajo de taxi) – posto de turismo da Plaza de Zocodover, do outro lado da praça e descendo a rua Santa Fe, chega ao Museu de Sta Cruz. Volta à Plaza de Zocodover e sobe a Ctra. De Carlos V até o Alcázar. Volta à Plaxa de Zocodover e pega a rua Comercio que continua pela rua Hombre de Palo e atravessa o Arco de Palacio até a Plaza da Câmara Municipal, onde se encontram a Sé Catedral e o posto de turismo. A partir daí continua pela rua Ciudad, depois pela rua El Salvador até a Plaza del Salvador, nesta rota você pode ver o beco Sta Úrsula (de grande valor arquitetônico). Continua pela rua Sto. Tomé, até à sua igreja, onde se encontra a pintura do Enterro do Senhor de Orgaz, continua pela rua San Juan de Dios para visitar a Sinagoga do Trânsito e o Museu Victorio Macho. A partir daí continua pela rua S. Juan de los Reyes e chega ao Mosteiro de S. Juan de los Reyes. Sol, máxima 10 e mínima 1 graus em Madrid. Sol entre nuvens, máxima 11 e mínima 1 em Toledo.
    13/02/25 (quinta): Bate-volta Aranjuez. Estação Atocha até estação em Aranjuez (Renfe). Visitar o Palácio de Aranjuez e seus jardins, o Versalhes espanhol. Jardín del Parterre-Jardín del Rey, Jardín de la Isla, Jardín del Príncipe e museu de feluccas reais. Tempo nublado, máxima 10 e mínima 1 graus em Madrid. Nublado, máxima 11 e mínima 2 em Aranjuez.
    14/02/25 (sexta): Viagem para Lisboa às 10H20. Duração até Lisboa 1h20. Mudança de avião. Espera por 2h. Viagem para São Paulo às 12:40. Duração 10h25. Chegada às 20:05. Chuva, máxima 9 e mínima 1 graus em Madrid. Sol entre nuvens, máxima 16 e mínima 9 graus em Lisboa. Chuva, máxima 27 graus e mínima 18 graus em São Paulo.

    Responder
    • Bom dia, Fernando. Ficamos um pouco tontos lendo seu extenso comentário, esperamos não ter perdido nada. É importante salientar que qualquer previsão do tempo além dos próximos 7 dias não tem muita fiabilidade.
      Sobre a parte portuguesa da sua viagem não podemos falar muito, sendo que ainda não temos guias sobre esse país. Mas parece que vocês estão querendo introduzir uma quantidade muito grande de atrações no mesmo dia. Entendemos que na maioria dos casos vocês não vão entrar nelas.
      No caso de Sintra, os lugares imprescindíveis são o Palácio da Pena, o Castelo dos Mouros, a Quinta da Regaleira e o Palácio de Montserrate, mas em um dia só não dá para ver todos, vão ter que escolher três lugares.
      Sobre Madri, no guia que você comprou pode ver nossos roteiros prontos, pesquisados e testados. Não temos como avaliar roteiros que não testamos.
      Segóvia está ok. Sobre Ávila, não perca nosso vídeo com os lugares que você não deveria perder, entre outros, a caminhada pela muralha.
      Em Toledo, contamos com um roteiro pronto que leva você para todos os lugares incluidos na pulseira turística de Toledo e também a catedral.
      Aranjuez está ok (contamos com vídeo detalhado sobre a cidade).
      Abraço!

      Responder
  29. Tony e Cecília,

    Antes de mais nada, agradeço e parabenizo vocês pelo ótimo trabalho que realizam. A Internet precisa de mais pessoas como vocês.
    Estarei em Madri entre os dias 16 e 22 de março e adquiri o ótimo roteiro “Madri em 9 roteiros”.
    Que dia, deste intervalo que citei, vocês recomendam para eu fazer um bate-volta a Toledo?

    Responder
    • Bom dia, Luiz, seja bem-vindo à consultoria de roteiros. Qualquer data do 18 ao 21 estaria perfeita. Consulte a previsão do tempo mais próximo da data para poder escolher o dia perfeito. Abraço!

      Responder

Deixe um comentário