No presente texto apresentamos as principais atrações gratuitas em Madri. Para quem conta com um orçamento limitado, para quem sofre com um real desvalorizado, ou até para quem pode pagar mas não abre mão de uma economia, é muito importante saber quais são as principais atrações gratuitas das cidades que vai visitar.
As atrações gratuitas de Madri
Entre as atrações gratuitas de Madri, de segunda a domingo, há várias das atrações imperdíveis da cidade! Veja a lista, em ordem alfabética:
- Basílica de Jesús de Medinaceli
- Campo del Moro
- Catedral de la Almudena
- CentroCentro
- Colegiata de San Isidro
- Ermita de San Antonio de la Florida
- Iglesia de la Buena Dicha
- Iglesia de San Ginés
- Jardín del Príncipe de Anglona
- Jardines de Sabatini
- El Rastro
- Madrid Río
- Matadero Madri
- Mercado de la Cebada
- Mercado de la Paz
- Mercado de San Antón
- Mercado de San Miguel
- Palacio de Cristal (em Arganzuela)
- Palacio de Cristal (no Parque del Retiro)
- Parque del Retiro
- Parroquia de San Jerónimo el Real
- Parroquia de San Manuel y San Benito
- Pasarela de Arganzuela
- Templo de Debod
Todos os melhores mercados de Madri são também gratuitos!
Museus com dia/horário de visitação gratuitos
É bastante útil saber com antecedência que é possível conhecer alguns museus importantes de forma gratuita, em alguns dias específicos da semana, e assim organizar adequadamente seus passeios pela cidade. Continuam as boas notícias, os principais e mais famosos museos de Madri tem um horário gratuito de visitação. São eles:
- Museo del Prado. Grátis de segunda a sábado de 18h a 20h e domingos e feriados de 17h a 19h. Confira o site oficial do museu.
- Museo Reina Sofía. Grátis segunda, quarta, quinta, sexta e sábado de 19:00h a 21:00h. Domingo de 13:30h a 19h. Confira o site oficial do museu.
- Museo Thyssen Bornemisza. Grátis segunda de 12h a 16h. Confira o site oficial do museu.
- Museo Arqueológico Nacional. Grátis sábados a partir das 14h e domingos de 9:30h a 15h. Confira o site oficial do museu.
- Museo Lázaro Galdiano. Grátis de terça a sábado de 15:30h a 16:30h e domingos de 14h a 15h. Confira o site oficial do museu.
- Museo Sorolla. Grátis sábados a partir das 14h e domingos o dia todo. Confira o site oficial do museu.
- Museo de América. Grátis domingos. Confira o site oficial do museu.
As regras de visitação dos museus mudam constantemente, por isso recomendamos conferir os horários nos sites oficiais de cada um dos centros.
Lembramos que há datas especiais, como o 2 de maio (feriado em Madri), o 18 de maio (Dia Internacional dos Museus), o 12 de Outubro (Dia da Hispanidade) e o 6 de Dezembro (Dia da Constituição Espanhola), quando muitos museus abrem suas portas de forma gratuita. É bom conferir nos sites individuais de cada museu.
Outras atrações com dia/horário de visitação gratuitos
Vários lugares administrados pelo Patrimonio Nacional da España contam com horário de visitação gratuita para cidadãos da União Europeia e também de países latinoamericanos, inclusive o Brasil. Se você quiser aproveitar esse benefício, não esqueça de levar seu passaporte.
- Monasterio de las Descalzas Reales. Grátis quarta e quinta de 16h a 18:30h. Mais informações aqui.
- Palacio Real de Aranjuez. Grátis quarta e quinta de 15h a 18h (outubro a março) e 17h a 20h (abril a setembro). Mais informações aqui.
- Palacio Real de El Pardo. Grátis quarta e quinta de 15h a 18h (outubro a março) e 17h a 20h (abril a setembro). Mais informações aqui.
- Palacio Real de Madri. Grátis de segunda a quinta de 16h a 18h (outubro a março) e 18h a 20h (abril a setembro). Mais informações aqui.
- Real Sitio de San Lorenzo de El Escorial. Grátis quarta e quinta de 15h a 18h (outubro a março) e 17h a 20h (abril a setembro). Mais informações aqui.