No seguinte texto apresentamos a Catedral de la Almudena, que é a catedral de Madri. Continue lendo para saber mais sobre um dos templos mais importantes da cidade.
A Catedral de la Almudena
Cumprindo ordens do rei Felipe II, a corte espanhola foi transferida para Madri em 1561, quando a cidade todavia não contava com uma catedral. O fato de Madri pertencer à arquidiocese de Toledo, que não tinha interesse em perder essa posição, foi o motivo principal para que a construção de uma catedral em Madri tardasse tanto tempo. Enquanto a catedral de Madri estava sendo construída, a Colegiata de San Isidro cumpria a função de catedral.
A Catedral de Santa María la Real de la Almudena, ou simplesmente Catedral de la Almudena, é um prédio relativamente moderno. Sua construção começou em 1883, depois da concessão da bula pelo papa Leão XIII. Foi concluída em 1993 e consagrada pelo papa João Paulo II. É a única catedral espanhola consagrada por um papa.
A origem do nome Almudena está no termo árabe al-mudaina, que significa cidadela ou fortaleza.
Informações práticas
A catedral fica na Calle Bailén, 10, junto ao Palacio Real de Madri.
A estação mais próxima do metrô é a Ópera, nas linhas 2 (vermelha) e 5 (verde).
O horário de abertura do templo é, de segunda a domingo, de 9h a 20:30.
Confira informações atualizadas no site da catedral.
A entrada ao templo é grátis. A visita ao museu da catedral, a Capilla del Obispo, a cripta e a subida até a cúpula são pagas. A visita paga é oferecida de 10h a 14:30h.
Dica do passaporteMADRI
Apesar de interessante, o templo não é de grande valor artístico. Se tiver interesse, entre para dar uma olhada rápida nele.
A Catedral de la Almudena no seu roteiro por Madri
A Catedral de la Almudena é visitada ao longo do roteiro 1 do nosso Madri em 9 roteiros.
Outras atrações turísticas em Madri
Veja os textos: atrações imperdíveis | atrações gratuitas | bate-voltas | monumentos | museus | parques e jardins | pontos turísticos